COMO MONTAR ARQUIVO DE BATIMETRIA E RUGOSIDADE EQUIVALENTE:

 

O SisBAHIA necessita da batimetria do domínio modelado, assim como da rugosidade equivalente do fundo. Assim, utilizando uma carta náutica ou similar, o usuário deverá digitalizá-la para importar no SisBAHIA um arquivo com os dados de batimetria no formato texto (*.txt ou *.dat).

 

A carta contendo a batimetria poderá ser digitalizada nos programas Surfer, Grapher ou Didger, devendo o usuário estar atento a escala e as coordenadas. Os procedimentos para escalar cartas e corrigir sistema de coordenadas estão descritos na página Definição de Contornos e Mapa Base.

 

Estando a carta escalada corretamente, o usuário poderá iniciar a digitalização. Vamos continuar usando o exemplo da carta náutica da Baia de Guanabara, que foi utilizada para fazer o contorno de terra e mar. Assim, no programa Surfer, o usuário deverá acionar o menu MapDigitize, como indicado na Figura 1. Surgirá na tela a caixa de diálogo digit.bln, onde aparecerão as coordenadas x e y dos pontos digitalizados. O usuário deverá, ao fim de cada linha do arquivo digitar a cota daquele ponto, coordenada z (Figura 2).

Figura 1: Menu Map – Digitize do programa Surfer.

Figura 2: Arquivo digit.bln com coordenadas x, y e z.

 

Ao fim da digitalização dos pontos com batimetria conhecida, o usuário deve acionar o menu File da caixa digit.bln, selecionar Save As para salvar o arquivo com a extensão *.dat, como mostrado na Figura 3. Está pronto o arquivo de batimetria, no formato *.dat, para ser importado pelo SisBAHIA.

Com o arquivo de batimetria pronto, o mesmo deve ser feito para a rugosidade. Tendo um mapa de rugosidade do local a ser modelado, o procedimento deve ser o mesmo da batimetria. O arquivo então, terá o formato como o apresentado na Figura 4, neste exemplo aberto no WordPad.

 

 

Figura 3: Arquivo de Batimetria salvo com a extensão *.dat.

 

Figura 4: Arquivo de batimetria da Baia de Guanabara.

 

Voltar para a página Malha de Elementos Finitos.

 

Última revisão: 11/06/2007

.