COMO INFORMAR AO SisBaHiA® A
EXISTÊNCIA DE ILHAS NODAIS:
Como já mencionado, o programa identifica automaticamente as ilhas definidas pelo usuário no contorno e malha numerando-as. No entanto, o usuário deve informar ao modelo a existência de ilhas nodais, identificadas por apenas um nó. Este é um recurso que pode ser utilizado no caso de ilhas pequenas com relação ao tamanho dos elementos da malha.
Primeiro passo, o usuário deve visualizar a malha e anotar no papel os nós que vão virar Ilhas Nodais. Passando o mouse por cima do nó, a informação sobre o nó aparece no quadro em branco ao lado.
Figura 1: Para verificar os nós que vão virar Ilhas Nodais.
Na pasta ‘Fronteiras’, o usuário deve
clicar no botão de inserir da tabela ‘Título’ – Insere uma nova Fronteira. Esta
nova fronteira deve ser nomeada (neste exemplo, foi nomeada como Ilha_Nodal), Figura 2.
e Figura 3.
Na tabela ‘Terra’ localizada a direita na pasta ‘Fronteiras’, o usuário deve clicar no botão inserir – Insere um nó de terra, e em seguida, inserir os nós que correspondem a ilhas nodais, ou seja nós mortos, Figura 4 e Figura 5.
Novamente visualizando a malha (Figura 6), o usuário poderá verificar que os nós identificados como ilhas nodais passarão a ter cor marrom, designando fronteira de terra (nó morto), Figura 7.
Figura 7: Visualizando as Ilhas nodais.
Só é recomendável colocar como Ilha Nodal nós de vértices do elemento. Ou utilizando lados inteiros do elemento. Se for colocada ilha nodal nos nós do meio do elemento ou do lado do elemento, devido ao tipo de interpolação parabólica que é feita no sisbahia pode gerar uma perda de carga maior do que a realidade da interferência da ilha no escoamento (lembrar desenho Rosman – refazer igual ao do caderno)
Mudar nós de ilha nodal para tipo 3 ou tipo 5.
Voltar para a página Malha de Elementos Finitos.
Última revisão: 19/09/2012.