MODO DE VENTO:

w   Inexistente;

w   Permanente e Uniforme;

w   Variável e Uniforme;

w   Permanente e Variado em N Estações;

w   Variável e Variado em N Estações;

w   Valores Locais Permanentes em Nós Específicos;

w   Valores Locais Variáveis em Nós Específicos;

 

Em todos os casos seguintes o usuário deverá definir se a direção dos dados de Vento que ele fornecerá será por uma das opções abaixo:

-        Azimute (de onde o vento vem);

-        AngVento_X (ângulo entre o vetor velocidade do vento e o eixo X da malha);

No caso do Azimute, dá-se a direção de onde o vento vem (0o = Norte, segue sentido horário).

No caso do AngVento_X, dá-se a direção para onde o vento vai (0o = eixo X da malha, segue o sentido anti-horário).

Atenção: Em um mesmo modelo não pode haver parte dos dados em Azimute e parte em AngVento_X.

Para converter use a seguinte equação, que está na ferramenta “Converte dados de vento”:

AngVento_X = AngNorte_X + 180 - Azimute

 

O vento considerado pelo SisBAHIA é o medido a altura padrão de 10 metros, e como é um modelo hidrodinâmico os dados devem estar em cima da água. Caso o usuário tenha ventos medidos a uma altura diferente do padrão, deve converter.

Para converter use a seguinte relação que está na ferramenta “Transforma vento para 10m de altitude”:

U(10) = U(Z) . (10/Z)1/7

Onde U(10) = vento a 10 metros de altura

U(Z) = vento medido

Z = altura em que o vento foi medido (em metros)

 

INEXISTENTE

Neste caso, não há vento atuante.

 

PERMANENTE E UNIFORME

Neste caso, como já dito, o vento atuante no domínio de modelagem tem a mesma intensidade e direção em todo o domínio e durante todo o período de simulação. Assim, basta o usuário fornecer o valor da intensidade (m/s) e o ângulo (graus) do vento constante no tempo e no espaço que estará atuando em todo o domínio de modelagem e durante todo o período de simulação.

A tela do SisBaHiA® que surge ao se ativar esta opção é a apresentada na Figura 1.

Figura 1: Modo de Vento: Permanente e Uniforme.

 

 

 

 

 

 

Voltar para o início

 

VARIÁVEL E UNIFORME

 

Neste caso, como já dito, o vento atuante no domínio de modelagem é variável no tempo e homogêneo no espaço, sendo a direção e intensidade as mesmas em todos os nós da malha, para um mesmo instante de tempo.

Ao selecionar esta opção, o usuário deverá informar o intervalo de tempo entre as informações de vento (em segundos). É solicitada uma tabela (arquivo) que lista as informações de vento que serão utilizadas para todos os elementos da malha. Para a montagem do arquivo, cada linha deve conter as seguintes informações:

-        A primeira coluna representa um índice informativo do instante de medição do vento,

-        A segunda coluna representa a velocidade do vento 10 metros acima do nível do mar (em m/s) e,

-        A terceira coluna representa o ângulo entre o vetor velocidade do vento e o sentido positivo do eixo x ou a direção azimutal (de acordo com a seleção do usuário).

O índice informativo do instante de medição de vento é ignorado pelo SisBaHiA® e serve apenas como referência para o usuário organizar o seu arquivo de dados. O SisBaHiA® supõe que os dados são listados em ordem e todos com o mesmo intervalo de tempo.

O usuário poderá preparar este arquivo no Excel, salvar com o formato *.txt e importar para o SisBaHiA®.

A tela do SisBaHiA® que surge ao se ativar esta opção é a apresentada na Figura 1.

Figura 1: Modo de Vento: Variável e Uniforme.

Voltar para o início

 

PERMANENTE E VARIADO EM N ESTAÇÕES

 

Neste caso, como já dito, o modo de vento é permanente no tempo e heterogêneo no espaço. Ou seja, o usuário dispõe de dados de medição de intensidade e direção do vento em um determinado instante de tempo e em um número N de estações e deseja que o vento atuante no domínio seja uma composição dos ventos medidos nas N estações e constantes ao longo do tempo.

A Figura 2 apresentada a seguir mostra a tela do SisBaHiA® que surge ao ativar o modo de vento Permanente e Variado em N Estações.

Figura 2: Tela do SisBAHIA para Vento Permanente e Variado em N estações.

 

Assim, o usuário deverá fornecer informações de vento de cada estação, assim como os dados da própria estação. A primeira coluna representa a identificação da estação (nome ou número). A segunda e a terceira representam as coordenadas X e Y da estação, respectivamente. A quarta coluna representa a intensidade (velocidade) do vento medido a 10 metros acima do nível do mar (em m/s). Por fim, a quinta coluna representa a direção do vento, que pode ser azimute ou em AngVento_X, conforme especificado no Tipo de Direção do Vento.

Voltar para o início

 

VARIÁVEL E VARIADO EM N ESTAÇÕES

 

Neste caso, como já dito, o modo de vento significa variado no tempo e heterogêneo no espaço. Ou seja, o usuário dispõe de dados de medição de intensidade e direção ao longo de um determinado período de vento em um número N de estações e deseja que o vento atuante no domínio seja uma composição dos ventos medidos nas N estações ao longo do período de medição.

A Figura 3 apresentada a seguir mostra a tela do SisBaHiA® que surge ao ativar o modo de vento Variável e Variado em N Estações.

Figura 3: Tela do SisBAHIA para Vento Variável e Variado em N estações.

Ao selecionar esta opção, deverá fornecer informações de vento para cada estação de medição, assim como os dados da própria estação. A forma mais prática para isto é através da importação de arquivo, exemplificado na Figura 4.

A Montagem do arquivo deve obedecer a seguinte ordem:

Na primeira linha, os três campos devem conter respectivamente:

Nas demais linhas, os campos devem conter:

Figura 4: Exemplo do arquivo.

E assim sucessivamente, até o término do período de medição. Deve ser feito um arquivo para cada estação de medição.

O Índice Informativo do instante de medição é ignorado pelo SisBAHIA e serve apenas como referência para o usuário organizar o arquivo de dados. Mas é importante ressaltar que todos os dados de ventos têm que ter o mesmo intervalo de tempo entre valores, em todas as estações e será definido pelo usuário no campo Intervalo de Tempo (seg.).

Voltar para o início

 

Valores Locais Permanentes em nós específicos

 

Neste caso, como já dito, o modo de vento será permanente no tempo em nós específicos (que deverão ser selecionados pelo usuário). Ou seja, durante todo o período da simulação, a intensidade e direção dada serão constantes em cada nó selecionado.

A Figura 5 apresentada a seguir mostra a tela do SisBaHiA® que surge ao ativar o modo de vento Valores Locais Permanentes em nós Específicos.

Figura 5: Tela do SisBaHiA® para Valores Locais Permanentes e Variado em nós específicos.

 

Ao selecionar esta opção, o usuário deverá fornecer informações de vento para os nós em questão. Esta opção pode ser usada quando se deseja simular, por exemplo, o efeito de um aerador (fonte de vento pontual).

Voltar para o início

 

Valores Locais Variados em nós específicos

Neste caso, como já dito, o modo de vento é heterogêneo no tempo em nós específicos (que deverão ser selecionados pelo usuário). Assim para todo o período de simulação, o usuário deverá fornecer os blocos de informação para cada instante de tempo, ou seja, em cada instante de tempo, o usuário deverá fornecer os valores de intensidade e direção do vento para cada elemento da malha.

A Figura 6 apresentada a seguir mostra a tela do SisBaHiA® que surge ao ativar o modo de vento Variável e Variado nos Elementos.

 

Figura 6: Tela do SisBAHIA para Vento Variável e Variado nos Elementos.

 

Ao selecionar esta opção, o usuário deverá fornecer um arquivo de dados para importação pelo SisBaHiA®, onde deverá constar os blocos de informação para cada instante de tempo (sequenciais) e para todos os elementos da malha. Ou seja, haverá tantos blocos de informação quantos forem os intervalos de tempo. Se forem IT intervalos de tempo para NE elementos da malha, haverá IT blocos de dados com NE linhas de informação cada.

 

Montagem do arquivo: deve obedecer a seguinte ordem:

Em cada registro de cada bloco, os campos devem conter:

E assim sucessivamente para cada bloco, até o término do intervalo de simulação.

O Índice Informativo do número do elemento é ignorado pelo SisBaHiA® e serve apenas como referência para o usuário organizar o arquivo de dados. O SisBaHiA® supõe que os dados são listados em ordem seguindo a numeração dos elementos de 1 a NE.

É importante ressaltar que todos os dados de ventos têm que ter o mesmo intervalo de tempo entre valores, em todas as estações e será definido pelo usuário no campo Intervalo de Tempo (seg.).

 

Voltar para o início

 

Voltar para a página MODELO HIDRODINÂMICO

 

Última revisão: 08/08/2017.