DADOS HIDRODINÂMICOS DO MODELO DE TRANSPORTE LAGRANGEANO:

 

Inicialmente, o usuário deverá indicar qual o modelo hidrodinâmico que servirá de base para a simulação Lagrangeana, Figura 1. Para isto, basta clicar na setinha do item ‘Título do Modelo’, como mostrado na Figura 2.

Figura 1: Subpasta ‘Dados Hidrodinâmicos’.

Figura 2: Selecionando Modelo Hidrodinâmico.

Após selecionar a base hidrodinâmica, os instantes de simulação serão preenchidos automaticamente, de acordo com o tempo de simulação da base escolhida.

 

Ciclo: o usuário poderá executar a simulação no Modelo Lagrangeano utilizando o ciclo, ou seja, poderá simular continuamente um período extraído da simulação hidrodinâmica, prolongando assim, o período de simulação Lagrangeana para além do disponível na base hidrodinâmica. Basta selecionar o campo ‘Ciclo’ e indicar ao modelo o instante inicial e final de simulação.

 

Tipo de Escoamento: o usuário deve indicar ao modelo qual o tipo de escoamento, se 2DH ou 3D. O escoamento 2DH é recomendado para o caso em que o contaminante encontra-se dissolvido em toda a coluna d’água, ou para o caso em que só se disponha do campo de velocidades 2DH. A opção 3D é recomendada para o caso em que a pluma contaminante ocupa apenas uma camada com espessura menor que a coluna d’água. Por exemplo, para o transporte de substâncias flutuantes usa-se a velocidade no nível superficial ou em profundidade próxima a superfície.

Ao selecionar 3D, o usuário tem duas opções: nível Z ou profundidade (m), Figura 3.

O nível Z deve ser utilizado quando se deseja fazer o transporte por faixas de profundidade relativa. É recomendado para fazer o transporte de substâncias junto à superfície. Para ambos, deve-se usar o nível imediatamente acima do fundo e imediatamente abaixo da superfície.

A opção profundidade é recomendada para quando se deseja fazer o transporte em uma faixa da coluna d’água a uma profundidade específica a partir da superfície livre em cada local. Por exemplo: se a pluma do emissário ocupar uma espessura de 5m entre as profundidades de 2 a 7m, deve-se selecionar a profundidade de 4,5m para transporte da pluma.

 

Figura 3: Selecionando Nível Z.

 

Voltar ao início

Voltar para a página MODELO DE TRANSPORTE LAGRANGEANO

 

Última revisão: 26/09/2012.