TRANSPORTE DO MODELO DE TRANSPORTE LAGRANGEANO:

 

A Figura 1 apresenta a tela da subpasta ‘Transporte’ do modelo Lagrangeano. Nesta tela, o usuário deverá preencher os itens listados na seqüência.

Figura 1: Subpasta ‘Transporte’.

 

Modo de Transporte: nesta caixa o usuário deverá selecionar entre o transporte ‘Apenas Advectivo’ ou ‘Advectivo e Difusivo’.

 

Desvio Aleatório: esta caixa apresenta os campos ‘Termo de Filtragem’ e ‘Amplitude.

Termo de Filtragem: este campo se refere à escala dos termos de filtragem da turbulência. Em geral, usa-se escala 1 ou 2. Quanto maior for a escala, mais efeito os termos de filtragem terão no desvio aleatório, e na distribuição da massa de cada partícula para cálculo das concentrações.

Amplitude: este campo se refere à Amplitude do Número Aleatório (ANA). Em geral, ANA = 1. O Módulo Máximo do Desvio Aleatório (MDA) é função dos termos de turbulência. O desvio de cada partícula resulta do produto de MDA por um número aleatório entre +ANA e –ANA. Quanto maior a ANA, maior será o espalhamento das partículas.

 

Difusão e Dispersão: esta caixa apresenta dois campos: ‘Longitudinal’ e ‘Transversal’.

Longitudinal: este campo se refere ao parâmetro para calibragem do termo de difusão e dispersão longitudinal da modelagem da turbulência. Em geral, usa-se 1. Quanto maior o valor, mais efeito os termos de difusão e dispersão longitudinal terão no desvio aleatório das partículas e na distribuição da massa de cada partícula para cálculo das concentrações.

Transversal: da mesma forma, este campo se refere ao parâmetro para calibragem do termo de difusão e dispersão transversal da modelagem da turbulência. Em geral, usa-se 1. Quanto maior o valor, mais efeito os termos de difusão e dispersão transversal terão no desvio aleatório e na distribuição da massa de cada partícula para cálculo das concentrações.

 

Transporte Condicionado: o modelo Lagrangeano do SisBaHiA® permite a simulação de transporte condicionado. O usuário pode selecionar o modo de condicionar o transporte através de um dos seguintes parâmetros hidrodinâmicos:

-        Tensão de atrito no fundo causada por ondas e correntes;

-        Tensão de atrito no fundo causada apenas por correntes;

-        Velocidade da corrente.

 

Dado um valor condicionante VC com uma tolerância de t%, e considerando que num dado local e num dado instante, o parâmetro hidrodinâmico condicionado tem valor V, o transporte ocorrerá ou não nas seguintes condições:

 

à

ocorre transporte.

 

à

não ocorre transporte.

 

à

transporte probabilístico.

No caso de transporte probabilístico, o modelo gera um número aleatório entre 0 e 1, , e decide sobre a ocorrência ou não de transporte pelo seguinte critério:

 

à

ocorre transporte.

Note que se V = VC a probabilidade de ocorrer transporte é de 50%. O SisBaHiA® admite valores da tolerância t% entre 0 e 50%, sendo usual valores na faixa de 20%. No caso do transporte de sedimentos, mecanismos de deposição e ressuspensão não são considerados diretamente. Entretanto, ao menos em parte, os efeitos de deposição e ressuspensão são indiretamente representados na fase de transporte probabilístico.

Os valores V, do parâmetro hidrodinâmico condicionado, variam no tempo e no espaço, sendo calculados em cada passo de tempo na posição de cada partícula.

A tensão no fundo relativa às ondas é obtida através do modelo de geração de ondas que faz parte do SisBaHiA®. A geração de ondas é feita com o mesmo campo de ventos usado no modelo hidrodinâmico, de modo que se tenha um perfeito sincronismo entre as correntes geradas por marés e ventos e as ondas de vento geradas no interior do domínio de modelagem.

 

Voltar ao início

 

Voltar para a página MODELO DE TRANSPORTE LAGRANGEANO

 

Última revisão: 26/09/2012.