TRANSPORTE DO MODELO DE TRANSPORTE LAGRANGEANO:
A
Figura 1
apresenta a tela da subpasta ‘Transporte’ do modelo Lagrangeano. Nesta tela, o
usuário deverá preencher os itens listados na seqüência.
|
Figura 1: Subpasta ‘Transporte’. |
Modo de Transporte:
nesta caixa o usuário deverá selecionar entre o transporte ‘Apenas Advectivo’
ou ‘Advectivo e Difusivo’.
Desvio Aleatório: esta caixa apresenta os campos ‘Termo de Filtragem’ e ‘Amplitude’.
Termo de Filtragem: este campo se refere à escala dos termos de filtragem da turbulência. Em geral, usa-se escala 1 ou 2. Quanto maior for a escala, mais efeito os termos de filtragem terão no desvio aleatório, e na distribuição da massa de cada partícula para cálculo das concentrações.
Amplitude:
este campo se refere à Amplitude do Número Aleatório (ANA). Em geral, ANA = 1.
O Módulo Máximo do Desvio Aleatório (MDA) é função dos termos de turbulência. O
desvio de cada partícula resulta do produto de MDA por um número aleatório
entre +ANA e –ANA. Quanto maior a ANA, maior será o espalhamento das
partículas.
Difusão e Dispersão: esta caixa apresenta dois campos: ‘Longitudinal’ e ‘Transversal’.
Longitudinal: este campo se refere ao parâmetro para calibragem do termo de difusão e dispersão longitudinal da modelagem da turbulência. Em geral, usa-se 1. Quanto maior o valor, mais efeito os termos de difusão e dispersão longitudinal terão no desvio aleatório das partículas e na distribuição da massa de cada partícula para cálculo das concentrações.
Transversal:
da mesma forma, este campo se refere ao parâmetro para calibragem do termo de
difusão e dispersão transversal da modelagem da turbulência. Em geral, usa-se 1.
Quanto maior o valor, mais efeito os termos de difusão e dispersão transversal
terão no desvio aleatório e na distribuição da massa de cada partícula para
cálculo das concentrações.
Transporte Condicionado: o modelo
Lagrangeano do SisBaHiA® permite a simulação de transporte
condicionado. O usuário pode selecionar o modo de condicionar o transporte
através de um dos seguintes parâmetros hidrodinâmicos:
-
Tensão
de atrito no fundo causada por ondas e correntes;
-
Tensão
de atrito no fundo causada apenas por correntes;
-
Velocidade
da corrente.
Dado
um valor condicionante VC com uma tolerância de t%, e
considerando que num dado local e num dado instante, o parâmetro hidrodinâmico
condicionado tem valor V, o transporte ocorrerá ou não nas seguintes condições:
|
à |
ocorre
transporte. |
|
à |
não ocorre
transporte. |
|
à |
transporte
probabilístico. |
No
caso de transporte probabilístico, o modelo gera um número aleatório entre 0 e
1, , e decide sobre a ocorrência ou não de transporte
pelo seguinte critério:
|
à |
ocorre
transporte. |
Note
que se V = VC a probabilidade de ocorrer transporte é de 50%. O
SisBaHiA® admite valores da tolerância t% entre 0 e 50%,
sendo usual valores na faixa de 20%. No caso do transporte de sedimentos,
mecanismos de deposição e ressuspensão não são considerados diretamente.
Entretanto, ao menos em parte, os efeitos de deposição e ressuspensão são
indiretamente representados na fase de transporte probabilístico.
Os
valores V, do parâmetro hidrodinâmico condicionado, variam no tempo e no
espaço, sendo calculados em cada passo de tempo na posição de cada partícula.
A
tensão no fundo relativa às ondas é obtida através do modelo de geração de
ondas que faz parte do SisBaHiA®. A geração de ondas é feita com o
mesmo campo de ventos usado no modelo hidrodinâmico, de modo que se tenha um
perfeito sincronismo entre as correntes geradas por marés e ventos e as ondas
de vento geradas no interior do domínio de modelagem.
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Última revisão: 26/09/2012.