MODELO PROBABILISTICO

 

O modelo probabilístico é mais uma forma de análise dos resultados, respondendo de forma direta parte dos questionamentos mais comuns na área ambiental, no que se refere a transporte de contaminantes.

O SisBaHiA® disponibiliza ao usuário a análise probabilística tanto em relação ao número de eventos, quanto ao tempo, como mostrado na Figura 1 e em detalhe na Figura 2.

Figura 1: Pasta ‘Resultados’.

Figura 2: Detalhe da pasta ‘Resultados’ – Mod. Probabilístico.

 

¨      Número de Eventos (N):

Neste caso, o denominador é o número de eventos (N). Cada evento é independente e cada fonte é um evento independente. A duração de cada evento é similar e o que varia são as condições que iniciam o evento. Esta situação é típica de derrames: a duração é a mesma, porém pode ocorrer uma gama de cenários de forçantes hidrodinâmicas e meteorológicas, tais como: início em diferentes instantes de maré, na sizígia ou quadratura, durante o dia ou à noite, com a atuação de ventos diferentes, etc.

A ordem de grandeza é de centenas de eventos (cenários de simulação).

As possibilidades de resultados dentro do modelo probabilístico são:

-        %_N de passagem da mancha (isolinhas): ® ao selecionar este caso, o modelo calculará internamente quantas vezes a mancha passa pelos pontos (todos) do domínio, registrando cada passagem. Com esses dados, o modelo gera um mapa de isolinhas de passagem da mancha.

-        %_N de passagem com concentração > limite: ® similar ao anterior, só que neste caso o modelo registrará a passagem de partículas com concentração superior ao limite, gerando um mapa de isolinhas de concentração.

-        %_N de passagem com tempo de vida < limite; e

-        %_N de toque no litoral (tabela).

 

¨      Tempo (T):

Neste caso, o denominador é o tempo de simulação (T). Nesta situação, o usuário pode utilizar as fontes para representar a variabilidade no tempo de um mesmo evento, como por exemplo vazão, concentração ou características de decaimento que sejam variáveis no tempo. O modelo probabilístico %_T frequentemente é usado para estimar freqüências de visitação de plumas de emissários.

As possibilidades de resultados dentro do modelo probabilístico são:

-        %_T de passagem da mancha (isolinhas);

-        %_T de passagem com concentração > limite;

-        %_T de passagem com tempo de vida < limite; e

-        %_T de toque no litoral (tabela).

 

Voltar ao início

Voltar para a página MODELO DE TRANSPORTE LAGRANGEANO

 

Última revisão: 14/06/2007.