COMO GERAR MALHAS UTILIZANDO O PROGRAMA ARGUS ONE:

 

·      Importar Contornos:

Para gerar malhas utilizando o programa Argus One, o usuário deve selecionar Maps em Layer, como indicado na Figura 1.

Figura 1: Selecionando o Layer Maps no Argus One.

 

Ativado o layer Maps, o usuário deve importar o arquivo de contornos definido anteriormente (*.bln), através do menu principal FileImport MapsText File, como indicado na Figura 2.

Figura 2: Importando arquivo de contornos.

 

Surgirá a caixa de diálogo para selecionar o arquivo a ser importado, devendo o usuário selecionar o tipo de arquivo (All files) e indicar o caminho onde está o arquivo de contornos, como apresentado na Figura 3, Figura 4 e Figura 5. O Argus One também permite que se importe uma imagem para a malha ser gerada diretamente sobre ela.

Figura 3: Selecionando o tipo de arquivo.

 

Figura 4: Indicando o caminho do arquivo de contornos.

 

Figura 5: Caixa de diálogo de confirmação.

 

O mesmo procedimento deve ser feito para o contorno de mar.

 

·      Confeccionando a Malha:

Com todos os contornos abertos no Argus One, o usuário deve selecionar o layer QuadMesh para confeccionar uma malha quadrática, como a seguir, na Figura 6 e Figura 7.

Figura 6: Selecionando o Layer QuadMesh no Argus One.

 

Figura 7: Layer QuadMesh selecionado.

 

Note que ao selecionar o layer QuadMesh, os botões localizados na lateral superior esquerda da tela se modificam para atender as necessidades de confecção da malha. Em seguida, o usuário deve selecionar o botão Element, localizado na lateral esquerda superior da tela, que permitirá ao usuário desenhar os elementos da malha.

Após desenhar toda a malha, atendendo as peculiaridades do contorno, do grau de detalhamento e do tamanho dos elementos, o usuário já poderá exportar a malha.

O usuário pode ainda contar com o comando Superblock para confecção de malhas. Este comando é muito útil em grandes áreas regulares a serem modeladas. Clique aqui para saber mais.

 

·      Exportando a Malha:

Com a malha pronta (Figura 8), esta deverá ser exportada com a extensão *.exp para ser lida pelo SisBAHIA. Para isto, basta ir ao menu principal, selecionar em FILE – Export – Export QuadMesh e proceder normalmente, nomeando o arquivo e alocando no diretório do projeto (Figura 9 a Figura 11).

Figura 8: Malha confeccionada no Argus One.

 

Figura 9: Exportando a malha para ser lida pelo SisBAHIA.

 

Figura 10: Caixa de diálogo para exportar malhas.

 

Figura 11: Selecionando o caminho onde deve ser arquivada a malha.

 

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Última revisão: 10/09/2012