O COMANDO SUPERBLOCK DO ARGUS::

 

O comando superblock do Argus pode ser muito útil em estudos com grandes áreas a serem modeladas. O que este comando faz é traçar uma malha com o tamanho dos elementos definidos pelo usuário, nos limites também definidos pelo usuário. No entanto, é necessário que se faça um ajuste na região dos contornos de terra e de mar e nas regiões de interesse, que exigem um melhor refinamento.

É importante ressaltar que os passos a seguir só poderão ser finalizados se no diretório c:\Program Files\Argus Interware\ArgusPIE\ existir o arquivo SuperBlock.dll, que permitirá a criação da malha em bloco.

A seguir, será mostrado o exemplo da costa fluminense do estado do Rio de Janeiro. Os mapas de contorno de terra e mar já foram importados pelo Argus, como mostra a Figura 1.

Figura 1: Domínio de Modelagem (contorno de terra + contorno de mar).

Como se pode notar, o domínio de modelagem é grande não só em relação à extensão do litoral, como também em direção ao mar aberto.

Para utilizar o superblock, o usuário deve acessar o menu principal: VIEW – Layers. Surgirá a caixa de diálogo ‘Layers’, como mostrado na Figura 2. O usuário deverá clicar em New e surgirá o Novo Layer descrito em ‘Layer Parameters’ (Figura 3), que deverá ser renomeado para ‘X Divide’ (Figura 4). O parâmetro deste layer deverá ser renomeado para ‘X_Divide e Y_Divide’ (Figura 5). Em seguida, clica-ser em ‘Done’.

Figura 2: Caixa de Diálogo ‘Layers’.

Figura 3: New Layer

 

Figura 4: Nomeando layer  ‘X_Divide’.

Figura 5: Nomeando parâmetro do Layer ‘X e Y_Divide’.

Feito isto, o usuário deverá tornar ativo o layer recém-criado X_Divide (Figura 6). Em seguida, no menu principal, acessar SPECIAL – Allow Intersection (Figura 7).

Figura 6: Ativando layer  ‘X_Divide’.

Figura 7: Acessando SPECIAL – Allow Intersection.

Na seqüência, o usuário deverá marcar a área de interesse para lançamento da malha. Basta para isto, clicar no botão  Contour, localizado na lateral esquerda superior da tela, que permitirá traçarque se trace a poligonal (Figura 8). Após fechar a poligonal, surgirá a caixa de diálogo ‘Contour Information’, como mostrado na Figura 9. Neste instante o usuário deverá informar quantos elementos ele deseja em X e em Y.

Figura 8: Traçando a poligonal de interesse.

Figura 9: Caixa de Diálogo ‘Contour Information’ .

Feito isto, ficam descritaso no perímetro marcado as unidades selecionadas em ‘Contour Information’. Em seguida, o usuário deverá ativar o layer QuadMesh, acessar o menu FILE – Import QuadMesh – Mesh Patchers e selecionar o layer ‘X_Divide’. Na Figura 10.

Figura 10: Menu FILE – Import QuadMesh – Mesh Patchers.

Figura 11: Caixa de Diálogo ‘List’ .

O Argus irá traçar a malha no limite marcado, como mostrado na Figura 12. Basta agora que o usuário ajuste os contornos, apague os elementos que estão fora do domínio. No exemplo dado, o resultado dos ajustes está mostrado na Figura 13.

Figura 12: Malha traçada com o SuperBlock.

Figura 13: Malha traçada com o SuperBlock e ajustada manualmente.

 

Voltar ao Início

Voltar para a página COMO GERAR MALHAS UTILIZANDO O PROGRAMA ARGUS ONE

Voltar para a página MALHA DE ELEMENTOS FINITOS

 

Última revisão: 04/06/2007