COMO ASSOCIAR HIDROGRAMA DE VAZÕES A ALGUNS NÓS DA MALHA:

 

Caso o usuário deseje associar hidrograma de vazões ao modelo, deve selecionar na pasta ‘Fronteiras’, subpasta ‘Parâmetros’, a opção Considera os valores fornecidos para alguns nós, como mostrado na Figura 1.

Figura 1: Fronteira de Terra: Considera os valores fornecidos para alguns nós.

 

O arquivo do hidrograma deve ser montado da seguinte forma:

w  Primeira linha: número de rios e os nós correspondentes;

w  Segunda linha: tempo e as vazões correspondentes a cada nó da linha acima.

Vale lembrar que se as vazões estão entrando no domínio, os seus valores devem ser negativos. A Figura 2 apresenta um exemplo de arquivo de hidrograma de vazões.

Figura 2: Exemplo de arquivo de hidrograma de vazões.

O intervalo de tempo do exemplo da Figura 2 é de 0,09 horas (primeira coluna, a partir da segunda linha), ou seja, 324 segundos. Assim, na subpasta ‘Parâmetros, o usuário deverá preencher a lacuna ‘Intervalo de tempo entre valores’ com o valor correspondente ao arquivo, que neste exemplo é de 324 segundos.

Figura 3: Subpasta ‘Parâmetros’ preparada para hidrograma de vazões.

 

Ao informar ao modelo para considerar os valores fornecidos para alguns nós (Figura 3), na lâmina ‘Terrestres’ da subpasta ‘Contornos’ surgirá a janela de Vazão, como mostrado na Figura 4. O usuário deverá então, importar o arquivo com o hidrograma de vazões (formato *.txt), clicando em  ao lado do quadro Vazão.

Figura 4: Subpasta ‘Contornos’ com hidrograma de vazões para alguns nós.

 

Para verificar se o arquivo foi importado corretamente, basta colocar o número do nó em  e clicar em . Como mostra a Figura 5.

Figura 5: Com hidrograma de vazões para alguns nós

 

 

Voltar para a página MODELO HIDRODINÂMICO

 

Última revisão: 09/11/2012