TIPOS DE NÓS DE CONTORNO TERRESTRE:

 

O que se exemplifica com o modelo FIST3d, pode ser implementado em qualquer modelo. No programa FIST3D, a direção normal ao contorno em qualquer ponto pode ser automaticamente calculada a partir da geometria do domínio, ou pode ser especificada pelo modelador. Todas as possibilidades para os pontos de contorno são dadas no modelo através de parâmetros nodais. O Quadro mostrado a seguir apresenta as possíveis opções para nós de contorno de terra no FIST3D:

Tipo de Nó

Descrição das Características

0

Fluxo ou velocidade normal é dado explicitamente, como em margens, rios, etc. Esse é o caso mais comum e deve ser usado preferivelmente para nós com velocidade normal nula (nó de contorno impermeável). O FIST3D calculará o ângulo aNx entre a direção normal e o eixo x, a partir da geometria e batimetria da malha dadas e desprezará valores de aNx dados.

1

Fluxo ou velocidade normal é calculado implicitamente, como função da elevação da superfície livre local e talude do fundo (m) na direção normal. Ou seja, o contorno é permeável como se houvesses alagamento e secamento para além do nó Deve-se tomar cuidado com o valor de m; portanto para especificar esse valor a batimetria deve estar adequadamente representada, (vide tipo 8). O FIST3D interrompe a execução se m computado for maior que o parâmetro mmax.

2

Mesmo que tipo 0, mas com o ângulo aNx entre a direção normal e o eixo x fornecido explicitamente para o nó.

3

Fluxo ou velocidade normal é dado explicitamente, como em margens, rios, etc. Além disso, a velocidade tangencial é nula. Se esse modo for usado com a velocidade normal nula, isso corresponde a velocidade igual a zero no nó. Em alguns casos, pode ser necessária a utilização de uma malha refinada na região próxima à margem a fim de obter-se bons resultados. Este tipo é melhor do que o tipo 0 para nós com afluxos, como por exemplo rios.

4

Indicativo de cantos convexos salientes. Refere-se aos nós onde ocorre separação de escoamento antes de uma zona de recirculação.

5

Indicativo de cantos côncavos mortos, possui o mesmo efeito do tipo 3 com fluxo ou velocidade normal nula. Esse é um nó de velocidade nula.

6

Combinação dos tipos 2 e 3. Esse também é melhor que o tipo 0 para nós com afluxos, como por exemplo rios.

7

Mesmo que tipo 1, mas com o ângulo aNx entre a direção normal e o eixo x fornecido explicitamente para o nó.

8

Mesmo que tipo 1, mas com o talude m da direção normal fornecida explicitamente para o nó. Se for o caso, o FIST3D dá um aviso, mas considerará o valor de m dado mesmo que este seja maior mmax.

9

A direção da normal e o talude externo na direção da normal são dados e a velocidade tangencial é igual a 0.

 

Dica: Embora o tipo 8 também sirva, o novo modo do tipo 9 é especialmente adequado para tratar seções de montante de rios sob efeito de maré. No caso, em cada nó da seção do rio que define a fronteira dá-se a vazão nodal, a direção da normal e o talude na direção da normal. O valor do talude é um caso de calibração, mas um bom chute é usar como talude nos nós da seção transversal, o valor da excursão de maré estimada para o trecho de rio logo a montante da seção.

Exemplo: Se no trecho a montante a velocidade média de enchente da maré é da ordem de 0.25m/s, a excursão da maré seria da ordem de 22000s×0.25m/s = 4500m à talude dado = 4500 (4500m Horizontais : 1m Vertical).

 

 

 

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Última revisão: 20/09/2012.