COMO EDITAR VALORES DAS CONDIÇÕES INICIAIS:

 

O usuário pode fornecer os valores das condições iniciais de três formas:

è Editando as condições iniciais através do botão edita, onde podem ser fornecidos valores de elevação e velocidades U e V para todos ou apenas parte dos nós da malha;

è Importando arquivo com as condições iniciais do modelo, que pode ser o resultado de uma pré-simulação (aquecimento do modelo);

è Este comando só fica ativo após a execução do modelo, caso o usuário deseje usar um dos resultados para condição inicial.

As três formas de fornecer as condições iniciais ao modelo estão detalhadas a seguir:

 Nesta forma, o usuário pode editar apenas uma das condições, duas delas ou todas as três (elevação, velocidade U e V). Por exemplo: caso o usuário tenha indicado o seu instante de tempo inicial de simulação numa preamar (nesse exemplo a condição inicial foi de 43200s), como mencionado no item ‘Parâmetros’ da página Modelo Hidrodinâmico, deverá associar a elevação do instante selecionado aos nós da malha. Para saber qual a elevação neste instante 43200s o usuário devera ir até a malha na pasta ‘Constantes Harmônicas’, clicar em  (mostra curva de maré). Como mostra as Figuras abaixo. Verifica que em 43200 s a elevação é de 0.30087 m. Logo o usuário deverá usar na condição inicial para o instante 43200s o valor de elevação 0.3009m.

       

Figura 1: Para saber o valor de elevação no instante qualquer.

 

Sabendo qual o valor de elevação para o instante desejado o usuário voltará ao modelo hidrodinâmico em condição inicial e deverá clicar no lápis – Edita a condição inicial, como indicado na Figura 1.

Figura 2: Editar a condição inicial.

Surgirá na tela a caixa de diálogo ‘Condição Inicial’, em que o usuário poderá fornecer os valores das condições iniciais. Na Figura 2, foi indicada a elevação 0,30 m como exemplo, que seria a correspondente ao instante inicial de simulação indicado anteriormente.

Figura 3: Editar a condição inicial.

Feito isto, a condição inicial passa a ser a fornecida pelo usuário, Figura 3.

Figura 4: Condição inicial alterada.

 

 Nesta forma, o usuário poderá importar um arquivo com os dados de condições iniciais, como por exemplo, os resultados de uma pré-simulação (aquecimento do modelo) e utilizá-los como condição inicial. O arquivo deve conter linhas suficientes para fornecer valores de Elevação (m), Velocidade U e V (m/s) para todos os nós da malha. Cada linha deste arquivo contém quatro valores. O primeiro é um indicativo do número do nó, que é ignorado pela rotina de importação, pois esta supõe que a ordem de atribuição dos valores aos nós é seqüencial. Os demais valores são, respectivamente: a elevação, a velocidade em X (U) e a velocidade em Y (V).

 

 Nesta forma, o usuário poderá importar a condição inicial de um dos instantes de tempo dos resultados do modelo, como mostrado na Figura 5 abaixo.

 

Figura 5: Condição inicial importada de resultado.

 

Voltar para a página MODELO HIDRODINÂMICO

 

Última revisão: 05/11/2012.