COMO VER OS RESULTADOS DO MODELO NO GRAPHER:

 

Durante a simulação já é possível verificar os resultados parciais emitidos pelo modelo na subpasta ‘2DH’ ou ‘3D’ da pasta ‘Resultados’. Na caixa ‘Gráficos’, o usuário deve selecionar uma estação de controle e clicar no ícone  do programa Grapher, Figura 1. No resultado 3D, o usuário tem que selecionar: Nível Z ou Profundidade (m) desejada. Caso deseje Perfis Verticais, basta selecionar o tempo desejado.

 

Figura 1: Simulação em andamento.

 

Surgirá a caixa de diálogo ‘Saída para o Grapher’, onde o usuário deverá fornecer as indicações do tipo de gráfico que deseja visualizar, o tipo de variável a ser plotada, a unidade do eixo do tempo, o nome do arquivo de saída, e as estações a serem plotadas, como mostrado na Figura 2.

 

Nas séries temporais no Grapher, como mostra a Figura 2 abaixo, estão marcadas 4 possibilidades, além de “Vazão em uma seção” explicado abaixo.

 

Ao invés de ver o gráfico, o usuário pode retirar os dados em formato texto através da lupa. Neste caso, os dados das 8 opções são extraídos e não apenas os selecionados. Em saídas 2DH, vazão nodal é o produto da velocidade pela coluna d’água (H). Em saídas de modelo 3D a vazão nodal é o produto da velocidade pela espessura da camada no nível selecionado. Implementada opção de Séries Nodais para múltiplos nós. Séries Nodais também incorporam as novas opções de gráficos ilustradas na Figura abaixo.

 

O usuário poderá ainda solicitar saída em várias estações simultaneamente.

 

Figura 2: Caixa de diálogo ‘Saída para o Grapher’.

 

A Figura 3 apresenta um exemplo de saída para arquivos de elevação. O gráfico pode ser editado no Grapher.

Figura 3: Exemplo de resultado plotado no Grapher.

 

Pode-se calcular e fazer gráficos de séries temporais de vazões que passam em uma dada seção, como mostrado a seguir.

Na opção para cálculo de vazões que passam em uma dada seção, pode-se definir a seção por uma lista de nós (Séries Nodais) ou de estações. No caso de seção dada por lista de nós os resultados nodais são extraídos dos resultados espaciais. No caso de seção formada por lista de estações, o usuário tem que definir as estações que compõe a seção antes de rodar o modelo.

Os nós ou estações não precisam estar em linha reta. Se o usuário não definir o ângulo da seção com o eixo X, o SisBaHiA® assume que a seção está alinhada com a reta que une o primeiro e o último pontos da lista de nós ou estações.

O método de integração é regra dos trapézios, por isso quando as seções são formadas por poucos pontos, por exemplo 3, o erro na integração é maior, já que o SisBaHiA® trabalha internamente com interpolações quadráticas entre os nós.

A Figura 4 abaixo mostra um exemplo de como obter um resultado. Basta editar o nó em ‘Série Nodal’ e clicar em , que abrirá uma nova janela ‘Saída para o Grapher’ e listar os nós que formam a seção.

Figura 4: Exemplo de resultado de vazão em uma seção.

 

Voltar para a página MODELO HIDRODINÂMICO

 

Última revisão: 21/09/2012.